A responsabilidade social de uma empresa
A responsabilidade social empresarial é a integração do negócio no novo modelo econômico que se desenha a partir da evolução das práticas empresariais e da exigência do mercado.
A responsabilidade social empresarial é um fator de concorrência para os negócios.
Antes os clientes buscavam única e exclusivamente no preço o fator determinante para suas escolhas.
Em seguida, a qualidade passou a ordem do dia e o mercado não aceitou mais produtos e serviços que não atendessem a padrões mínimos de segurança e confiabilidade.
Atualmente as empresas precisam de novas qualidades para manutenção de sua competitividade. As suas relações com todos os públicos com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, empregados, parceiros, colaboradores, governos e sociedade em geral são importantes e indissociáveis da empresa.
Fabricar produtos ou prestar serviços ambientalmente adequados, promover a inclusão social e preocupar-se e agir na defesa e promoção da comunidade de que faz parte são obrigações não escritas para empresas que pretendam conquistar e manter clientes e, porque não, fornecedores e investidores.
O retorno que esse novo modelo traz, ultrapassa o mero reconhecimento e condições de competir no mercado, contribui ativamente para a construção de riqueza. A ideia do capitalismo desenvolvido nesse formato é de fazer crescer o bolo em lugar de tão somente pegar uma fatia generosa.
Nas palavras do professor Waldo Fazzio Júnior (2012) “a empresa é uma unidade econômica que interage no mercado, compondo uma labiríntica teia de relações jurídicas com extraordinária repercussão social. É uma unidade de distribuição de bens e/ou serviços. É um ponto de alocação de trabalho, oferecendo empregos”. E conclui: “A atividade empresarial desborda dos limites estritamente singulares para alcançar dimensão socioeconômica bem mais ampla. Afeta o mercado e a sociedade, mais que a singela conotação pessoal”.
A contribuição coletiva, a promoção do desenvolvimento social e ambiental, faz crescer a economia e consequentemente os resultados da empresa que atua no mercado que ajuda a desenvolver e promover.
O sistema financeiro também olha atentamente para esse novo modelo de negócios e passa a criar e ofertar produtos e soluções financeiras melhores para empresas que atuem positivamente em ações de responsabilidade social empresarial.
As empresas saem do isolamento para participar ativamente da comunidade que influencia e por quem é influenciada. O resultado econômico deixa de ser o único ponto de interesse para andar acompanhado com os impactos positivos que a atuação da empresa pode e deve gerar em seus públicos de interesse e na sociedade em geral.
A importância da responsabilidade social para as empresas
A importância da responsabilidade social para as empresas é vital. Com isso se quer dizer: empresas que não atentarem para os princípios da responsabilidade social não estarão integradas na nova economia e podem sofrer muito para manter suas atividades.
Os benefícios obtidos pela empresa socialmente responsável são variados e de difícil mensuração prática. A empresa engajada em responsabilidade social melhora a reputação de sua marca, aumenta o comprometimento dos colaboradores no trabalho, tem maior facilidade de atração e retenção de talentos, aumento de credibilidade, compromisso elevado de fornecedores e clientes com o sucesso do negócio; atração de investimentos; atração de parcerias de negócios; surgimento de oportunidades de crescimento e expansão dos negócios.
Os tipos de responsabilidade social
Responsabilidade Social Corporativa
A responsabilidade social corporativa é focada na transparência na forma de conduzir os negócios sociais.
O mercado conhece e reconhece a forma de atuação da empresa e normalmente a empresa pública diretrizes e normas para tomada de decisão de forma a tornar clara a sua forma de conduzir os negócios e as competências de cada um dos envolvidos.
Responsabilidade Social Empresarial
A responsabilidade social empresarial visa a relação entre a empresa e todos aqueles que com ela possuem algum contato. Sejam empregados, fornecedores, governos, comunidade local, todos são recebidos como parte da política e projetos da empresa, formando uma integração de ganhos para todos.
Responsabilidade Socioambiental
A responsabilidade socioambiental é a promoção da sociedade e do meio ambiente através do desenho do negócio voltado para resultados que impactem positivamente na sociedade.
O meio ambiente é compartilhado entre todos e a preservação de sua qualidade atinge todos indistintamente gerando resultados através de gerações. A responsabilidade socioambiental insere a empresa na urgência de recuperar e preservar o meio ambiente, que é condição de manutenção da vida e da qualidade de vida.
Adequações legais das empresas
A responsabilidade social empresarial transcende o mero cumprimento das obrigações legais. Esse novo movimento gerador da nova forma de enxergar e interagir no mercado exige o compromisso ético que extrapola a adequação das empresas às normas postas pelo Estado.
Obviamente o cumprimento das obrigações legais é indispensável. O que se quer dizer é que isso é o mínimo e a responsabilidade social empresarial exige um pouco mais.
Todos sabem que a complexidade normativa no ambiente empresarial já torna a tarefa de adequação às normas bastante difícil, mas a responsabilidade social empresarial também enfrenta esse tema com a busca pelo fim do confronto entre entidades que cobram o cumprimento das normas e as empresas que devem cumpri-las.
Nesse sentido, há a busca pela verdadeira sinergia entre Poder Público e setor privado para que esse antagonismo seja substituído por ações colaborativas de educação e conformidade. A visão adversarial cede espaço à colaboração e construção de mecanismos de adequação às normas.
Principais pontos que merecem atenção
Identifique os valores pelos quais quer que o negócio seja reconhecido e trabalhe em prol desses valores e com transparência.
Trabalhar ao lado de empregados e colaboradores, valorização, compromisso e transparência são fundamentais para criação de valor.
Pense no meio ambiente como indispensável à possibilidade de vida e qualidade de vida. Todos dependem dessa condição para viver e viver bem.
Trabalhe com parceiros e fornecedores, busque engajar todos nesse projeto de melhoria. Grupos coesos geram resultados maiores, melhores e duradouros.
Pense como cliente e consumidor da sua empresa e aja com esse pensamento. Empatia com clientes e consumidores gera valor ao negócio e clientes fiéis e comprometidos com seu negócio.
Promova ações em prol da sua comunidade. Olhe em sua volta e pense o que poderia ser feito para melhorar as condições de vida da sua comunidade. Desenvolvimento gera desenvolvimento.
Como colocar em prática
O que fazer
Crie e divulgue a sua missão
Declare valores éticos com clareza e deixe registrado de forma que as pessoas conheçam esses valores.
Encoraje novas ideias e comentários por parte de todos.
Incorpore a diversidade como um valor essencial, a criatividade vem da diversidade.
Incentive o desenvolvimento de talentos, conheça e estimule o potencial das pessoas.
Autonomia aos colaboradores, definição de metas e liberdade para alcançá-las é uma poderosa ferramenta de engajamento e criatividade.
Ouça as pessoas sobre o negócio e as possibilidades de mudança.
Preserve a vida pessoal e familiar dos funcionários, isso significa acordar sobre as metas e duração de expedientes e disponibilidades diversas. Ser razoável e construir consenso é frutífero.
Encoraje práticas saudáveis para os funcionários, um estilo de vida saudável reflete nas condições físicas e mentais de qualquer pessoa. Hábitos saudáveis melhoram a qualidade de vida e são indispensáveis para a manutenção do bem-estar.
Busque parcerias locais para oferecer produtos e serviços
Motive todos a preservar a natureza, construa a cultura da preservação ambiental e de sua importância para o desenvolvimento da qualidade de vida.
Minimize a produção de resíduos e recicle tanto quanto possível, implemente na medida do possível a ideia de economia circular.
Evite produtos tóxicos
Analise o uso de energia de sua empresa e avalie a possibilidade de substituição da matriz energética por uma renovável, mais limpa e normalmente mais econômica. Além disso, use iluminação inteligente
Estude a possibilidade de trabalho a distância, o aumento de produtividade é reconhecido e a ausência de deslocamento gera ganhos ambientais.
Instale acessórios para a economia de água, verifique vazamentos e faça uso racional da água.
Tenha formalizado um compromisso de seus fornecedores com cumprimento de normas trabalhistas e monitore o cumprimento.
Promova o uso de seu produto responsabilidade, oferecendo informações corretas e claras.
Tenha clara a proibição de uso de técnicas comerciais antiéticas. Mantenha um canal aberto com clientes e fornecedores para conhecer e direcionar os eventuais problemas percebidos.
Invista na comunidade, sendo realmente integrado, conheça, ouça e colabore como puder para a melhoria do local.