É comum encontrar empresas que não se preocupem com o passivo trabalhista e a quantidade de processos judiciais em trâmite na Justiça do Trabalho, que podem comprometer severamente seus recursos, uma vez que indenizações trabalhistas podem afetar o planejamento empresarial.
Vale aqui diferenciar passivo trabalhista e quantidade de demandas trabalhistas. O primeiro consiste na soma dos valores e dívidas ocasionadas pelo não cumprimento das obrigações trabalhistas, ou pelo não recolhimento dos encargos sociais e fiscais advindos de uma reclamação trabalhista ou da autuação do MP do Trabalho. Já quando falamos na redução de ações trabalhistas, pensa-se em diminuir o número de processos que tramitam ou tramitariam na Justiça do Trabalho.
Em ambos os casos, estabelecer um planejamento empresarial eficiente, pode sanar práticas incorretas e minimizar estes números. Mas antes de comentar a importância na prática é necessário compreender o conceito de planejamento empresarial.
O planejamento empresarial é uma maneira de definir metas e objetivos e elaborar as estratégias necessárias para alcançá-los. Por este motivo, ele deve fazer parte de todas as decisões e ser apoiado a uma estratégia eficiente.
Ter um planejamento empresarial previamente pensado e em execução, pode trazer como benefícios, a gestão eficaz, baseada no controle, prevenção, manutenção de problemas, redução de riscos, crescimento da empresa e a diminuição dos passivos e litígios trabalhistas uma vez que a empresa estará imbuída a seguir corretamente a legislação pertinente e cumprir com suas obrigações, além de poder ainda contar com uma assessoria especializada que além de fazer parte da equipe que elabora o planejamento em si, estará atenta aos riscos e norteará em sua perfeita gestão.
Nós, do escritório Cleverson Neves Advogados & Consultores, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia.