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5 dicas para evitar a falência de uma empresa

Principalmente por conta da crise gerada pela pandemia de Covid-19, e a decorrente quarentena que fez com que os hábitos de clientes e as normas praticadas nas mais diversas atividades mudassem bruscamente, muitas empresas acabaram entrando em um quadro de dificuldades financeiras, não conseguindo fechar as contas e tendo que tomar medidas drásticas. A fim de auxiliar nessa tomada de decisões, selecionamos 5 dicas para nortear o caminho de volta ao equilíbrio econômico:

Avalie riscos e compreenda mecanismos de resposta a planos, emergências e divisão de trabalho.

Algumas empresas já têm planos de contingência, de emergências ou de sustentabilidade de negócios. Quando não é o caso, é necessário fazer uma avaliação total de riscos, incluindo assuntos com terceiros, governo, funcionários, toda a sua cadeia logística e demais públicos externos. Feita esta avaliação, a empresa precisa fechar a questão quanto aos planos de produção, espaço do escritório, fornecimento e logística, compras, capital financeiro, segurança dos funcionários e cuidar dos planos de emergência e sua divisão de trabalho.

Estabeleça equipes para ações de emergência.

Equipes para tomada de decisão podem ser criadas, para assuntos urgentes temporários, a fim de definir objetivos e criar um plano de emergências, garantindo decisões ágeis. Pode-se usar profissionais próprios ou contratar temporários para este fim, dependendo da estratégia.

Crie um sistema de comunicação eficiente e positivo para funcionários, clientes e fornecedores.

É importante dar segurança a funcionários, fornecedores e parceiros, bem como fortalecer a gestão das informações e serviços aos clientes, a fim de evitar uma visão negativa por inconsistência ou negligência. Este sistema de informações deverá ser usado para coletar, transmitir e analisar informações e emitir imediatamente avisos de riscos.

Com base na nova LGPD, crie um plano de gestão de dados de clientes e profissionais, garantindo segurança e confidencialidade de informações.

Além de estabelecer bons mecanismos de gestão de dados de profissionais, terceirizados, fornecedores, parceiros e outros profissionais, é necessário também formular os planos de resposta a emergências de segurança às informações geridas.  

Ajuste orçamentos e planos de implantação e planeje fluxo de caixa.

As empresas precisam se atentar ao fluxo de caixa, ajustando o cronograma de pagamentos e recebimentos, a fim de ter recursos de acordo com a necessidade.

Nós, do escritório Cleverson Neves Advogados & Consultores, seguiremos compartilhando informações importantes durante este período, alertando sobre possíveis mudanças, leis e impactos na economia.

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